A RÁDIO DA ZONA SUL !
(83) 3213-1336

Rússia promete apoio à Venezuela contra bloqueio dos EUA, diz ministro

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, conversou por telefone com seu homólogo russo, Sergey Lavrov, e garantiu que Moscou prometeu apoio contra o bloqueio anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Gil afirmou nesta segunda-feira, em uma publicação no aplicativo de mensagens Telegram, que Lavrov “expressou firmemente a solidariedade da Rússia com o povo da Venezuela” e garantiu que Moscou “fornecerá toda a sua cooperação e apoio à Venezuela contra o bloqueio, expressando total apoio às ações empreendidas no âmbito do Conselho de Segurança da ONU”.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela afirmou em comunicado que analisou com Lavrov as “agressões e violações flagrantes do direito internacional” cometidas pelos EUA no Caribe.

Na terça-feira (16), Trump afirmou que a Venezuela está “cercada” pela “maior armada já reunida na história da América do Sul” e anunciou um “bloqueio total” contra petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela, uma escalada das ações militares na região que a Casa Branca alega terem como objetivo combater o narcotráfico.

Até o momento, os EUA apreenderam dois petroleiros e, no domingo (21), militares americanos trabalharam para interceptar uma terceira embarcação.

Na semana passada, Lavrov declarou em coletiva de imprensa estar “profundamente preocupado” com as ações da Marinha dos EUA e afirmou que os anúncios de um bloqueio naval eram “declarações beligerantes”.

No sábado, a Venezuela afirmou que o Irã ofereceu assistência para “combater a pirataria dos EUA”, enquanto o Ministério das Relações Exteriores iraniano declarou, em comunicado, que enfatizava “a responsabilidade da comunidade internacional em se opor firmemente a essas ações ilegais e unilaterais”.