A RÁDIO DA ZONA SUL !
(83) 3213-1336

Operação identifica pontos de ligação clandestina e apreende mais de 3 km de mangueira no Sertão

Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) identificou pontos de ligação clandestina e apreendeu mais de três quilômetros de mangueiras e tubos de diâmetros diversos em operação de combate ao furto de água no Sertão da Paraíba. Ação teve início na terça-feira (10) e no primeiro dia foi registrada uma prisão em flagrante e apreensão de três armas de fogo.

Conforme observado, a operação está sendo realizada nos municípios de Vieirópolis, Lastro e São Francisco e os distritos de Campo Alegre e São Pedro. Cagepa conta com apoio das polícias Civil, Militar e Científica.

O gerente regional da Cagepa no Rio do Peixe, Basílio Vale, informou que órgão já mapeou mais de 30 pontos de desvio ao longo dos 60 quilômetros da adutora do Sistema Integrado de Capivara, que leva água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Uiraúna até o município de São Francisco.

Ainda segundo Basílio, as ligações clandestinas seriam responsáveis pela redução de até 60% do abastecimento de água tratada destinado às comunidades da região.

“Nós começamos a notar uma diminuição da água nas cidades mais longínquas. A partir disso, nossas equipes técnicas fizeram um mapeamento que foi apresentado à delegacia local. De acordo com nosso levantamento, a maior parte das ligações ilegais são de propriedades rurais que furtam água para abastecer pequenos açudes e irrigar plantações, desviando mais de 80 metros cúbicos de água por hora. Isso prejudica diretamente a população, pois é água tratada que deveria estar chegando às casas de centenas de famílias da região que dependem do recurso para suprir suas necessidades básicas”, explicou.