A final da Libertadores da América 2025 será entre Flamengo e Palmeiras, marcando a sétima decisão entre clubes brasileiros na história do torneio. Assim, o confronto acontece no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru.
O Palmeiras garantiu a vaga após golear a LDU (Equador) por 4 a 0, na noite desta quinta-feira (30), no Allianz Parque. Já o Flamengo confirmou sua presença com uma campanha sólida, chegando à final pela terceira vez nos últimos cinco anos.
Essa será uma reedição da final de 2021, quando o Verdão venceu o Rubro-Negro por 2 a 1, na prorrogação, no estádio Centenário, em Montevidéu. Dois anos depois, em 2022, o Flamengo deu o troco e ficou com o título ao derrotar o Athletico-PR por 1 a 0, em Guayaquil (Equador).
Além disso, o Palmeiras levantou o troféu também em 2020, vencendo o Santos por 1 a 0 no Maracanã. Enquanto isso, o Botafogo foi o último campeão brasileiro da Libertadores, em 2023, ao superar o Atlético-MG por 3 a 1, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Historicamente, a primeira final 100% brasileira ocorreu em 2005, com o São Paulo vencendo o Athletico-PR. No ano seguinte, o Internacional ficou com a taça após superar o próprio São Paulo.
Com isso, o futebol brasileiro reafirma seu domínio continental, somando cinco títulos nacionais nas últimas sete edições da Libertadores.




