O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, virá à Paraíba na próxima segunda-feira (4), para participar da inauguração do Hospital da Mulher de João Pessoa, como confirmou o governador João Azevêdo.
Conforme observado, a informação foi confirmada durante o programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara FM nesta segunda-feira (28).
De acordo com João Azevêdo, durante a inauguração do Hospital, o ministro deve anunciar novos investimentos na Saúde da Paraíba.
“O primeiro grande Hospital da Mulher, na verdade além da Mulher, tem todo o atendimento à criança assim que ela nasce. É um Hospital materno infantil gigante e maravilhoso. O ministro da Saúde vai sair de Brasília para vir até aqui para celebrar com a gente e anunciar novas coisas. Na segunda-feira estaremos anunciando esses ganhos reais para a Paraíba”, detalhou João Azevêdo.
Segundo o governador, o Hospital da Mulher da Capital, localizado em Cruz das Armas, será destinado à mulheres que estão no período de gestação e crianças em fase inicial de vida. O Hospital vai dispor de 203 leitos e tem investimento total de R$ 120 milhões.
“É um hospital materno infantil, que vai cuidar das mães durante a gestação e também das crianças em sua fase inicial. São mais de 200 leitos, com investimento de R$ 120 milhões da obra juntamente com equipamentos”, afirmou João Azevêdo.
Sobre o Hospital
A unidade atenderá as especialidades de obstetrícia, ginecologia, mastologia e irá disponibilizar um centro diagnóstico e de imagem de alta resolução, passando a cuidar da saúde integral da mulher em todos os ciclos da vida, tanto na assistência hospitalar como também na ambulatorial, com serviços de prevenção e orientação integrais.
Além disso, serão oferecidos serviços de urgência e emergência 24h, serviço de referência ao Atendimento de Vítimas de Violência Sexual, com consultórios exclusivos por perfil da paciente e ambulatório de egressa do pré-natal de alto risco.
A unidade pretende ainda implantar um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança com a implementação de uma rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade, reduzindo, assim, a mortalidade materna e neonatal.
O Hospital da Mulher contará com:
- Urgência e Emergência;
- Ambulatório;
- Banco de Leite Humano;
- Centro de Diagnóstico por Imagem;
- Unidade de Nutrição Enteral;
- Unidade de Alimentação e Nutrição;
- Central de Vestiários/banheiros de funcionários e repouso;
- Casa de Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP);
- Estacionamento;
- internação para lactantes e bebês;
- Posto de Coleta de Leite Humano;
- Laboratório;
- Agência Transfusional;
- Ensino e Pesquisa;
- Centro Cirúrgico Obstétrico e Ambulatorial;
- Unidade de Tratamento Intensivo Adulto;
- Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Convencional;
- Unidade de Cuidado Intermediário Canguru – Ucinca;
- Unidade de Cuidado Intermediário Adulto;
- Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional;
- Centro de Parto Normal e Central Abastecimento Farmacêutico.