A RÁDIO DA ZONA SUL !
(83) 3213-1336

Tiros de Israel matam mais de 70 que buscavam ajuda em Gaza, diz autoridade

Pelo menos 73 pessoas foram mortas e cerca de 150 ficaram feridas por tiros israelenses em Gaza enquanto buscavam ajuda neste domingo (20), de acordo com o Ministério da Saúde palestino.

Cerca de 67 pessoas foram mortas no norte de Gaza, informou o ministério, enquanto outras seis foram mortas em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.

Não está claro se as 67 pessoas relatadas como mortas no norte de Gaza foram todas mortas no mesmo local ou em múltiplos incidentes.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram que as tropas “dispararam tiros de advertência para remover uma ameaça imediata que lhes era imposta” depois que “uma reunião de milhares de moradores de Gaza foi identificada no norte da Faixa de Gaza”.

“As FDI estão cientes das alegações sobre baixas na área, e os detalhes do incidente ainda estão sendo examinados”, disseram os militares israelenses, sem divulgar nenhum número de baixas.

O Exército israelense também emitiu um alerta aos moradores de diversas áreas no norte de Gaza, incluindo as cidades de Beit Lahia, Jabalya e Beit Hanoun.

“Essas áreas são zonas de combate ativas e extremamente perigosas”, disse o porta-voz em árabe das Forças de Defesa de Israel (FDI), Avichay Adraee, neste domingo.

“As Forças de Defesa de Israel estão operando nessas áreas com força muito intensa. Para sua segurança, a movimentação nessas áreas é estritamente proibida. Aqueles que souberam foram avisados”, completou.

De acordo com o doutor Mohammed Abu Salmiya, diretor do Hospital Al-Shifa em Gaza, pessoas foram alvejadas pelo Exército israelense na manhã de domingo enquanto tentavam obter ajuda a noroeste da Cidade de Gaza, que fica ao norte do território.

No sábado, pelo menos 32 pessoas foram mortas enquanto buscavam ajuda perto de um ponto de distribuição administrado pela Fundação Humanitária de Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde palestino e testemunhas