A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sofreu um novo corte orçamentário no valor de R$ 14,3 milhões. Nota oficial divulgada, nesta quinta-feira (29), a instituição afirmou que continuidade dos cortes comprometem o funcionamento do local.
Conforme observado, o corte no orçamento reduz recursos destinados à manutenção, custeio de bolsas e auxílios.
“Na prática, isso significa menos recursos para ações fundamentais, como manutenção de prédios, salas de aula e laboratórios, funcionamento de bibliotecas, sistemas, atividades acadêmicas e ações de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão”, diz nota.
A universidade destaca que apesar do bloqueio no orçamento ter afetado instituições no Brasil inteiro, a UFPB foi a única que teve o cancelamento concreto de recursos já previstos para o exercício de 2026.
Reitores da UFPB e UFCG protestam contra cortes e defendem recomposição no orçamento
No texto, a UFPB reforça que atende o maior número de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica do país e a redução compromete diretamente a assistência estudantil.
A reitoria solicitou esclarecimentos aos órgãos competentes e reivindicou a recomposição integral dos R$ 14,3 milhões retirados do orçamento da UFPB.




