A desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue acima dos 50% no último ano do mandato. É o que mostra a pesquisa Atlas/Bloomberg, divulgada nesta quarta-feira (22).
Segundo o levantamento, 50,7% dos brasileiros desaprovam o governo Lula, índice que se mantém estável em relação a dezembro. Já a aprovação é de 48,7%, com leve queda de 0,1 ponto percentual na comparação mensal.
Na avaliação geral, 48,5% consideram o governo ruim ou péssimo, enquanto 47,1% avaliam como ótimo ou bom. Para 4,4%, a gestão é considerada regular.
Desvantagem entre os mais jovens
A pesquisa revela uma forte rejeição entre os mais jovens. Entre os entrevistados de 16 a 24 anos, 75,5% desaprovam o presidente e 65,6% avaliam o governo como ruim ou péssimo.
No grupo de 25 a 34 anos, a desaprovação chega a 64,6%, enquanto 62,6% classificam a gestão de Lula negativamente.
Imagem política comparada
Apesar da desaprovação superior à aprovação, Lula é o líder político com a imagem menos negativa entre os nomes avaliados. Todos os demais políticos citados na pesquisa apresentam mais avaliações negativas do que positivas.
Lula tem 49% de avaliações positivas e 50% negativas, desempenho melhor que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (44% positivas e 55% negativas), do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (44% positivas e 49% negativas), e do senador Flávio Bolsonaro (39% positivas e 57% negativas).
O presidente também aparece melhor posicionado que ministros do próprio governo e governadores de direita avaliados, como Ratinho Jr. (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo).
Metodologia
A pesquisa Atlas/Bloomberg ouviu 5.418 pessoas entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.




