A RÁDIO DA ZONA SUL !
(83) 3213-1336

Orla Limpa: Três estabelecimentos são notificados em ação que investiga vazamento de esgoto

A operação Orla Limpa, coordenada pela Sudema, notificou três empreendimentos localizados na orla de João Pessoa nesta sexta-feira (9), na praia de Tambaú.

Um dos estabelecimentos, um restaurante, foi notificado por não possuir caixa de gordura em conformidade com os padrões técnicos exigidos. Embora não tenha sido constatado transbordamento ou lançamento irregular de efluentes, a ausência da estrutura adequada pode ocasionar acúmulo de resíduos e futuros entupimentos na rede coletora da Cagepa. O estabelecimento tem prazo de até 15 dias para a regularização.

Já um hotel foi notificado em razão da ligação indevida de águas pluviais provenientes do telhado à rede de esgotamento sanitário. Esse tipo de conexão pode causar sobrecarga no sistema e provocar transbordamentos durante períodos de chuva intensa. O prazo para adequação também é de 15 dias.

Por fim, uma churrascaria no Cabo Branco foi notificada devido à inexistência de caixa de gordura, o que contribuiu para uma possível obstrução do coletor intermediário entre a caixa de passagem do empreendimento e a rede da Cagepa. A Cagepa iniciou os procedimentos de limpeza, e o estabelecimento deverá adequar sua estrutura no prazo de 15 dias. Além da notificação para adequação, o estabelecimento também foi autuado por estar com a licença de operação do estabelecimento vencida.

Novas fiscalizações serão realizadas a partir da próxima semana, a partir da segunda-feira.