Uma média de 180 a 200 doações de sangue é a frequência média do Hemocentro de João Pessoa, mas não é esse o cenário das últimas semanas. Com estoques reduzidos, a diretora do Hemocentro, Shirlene Gadelha, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (29) alerta para a falta de sangue que afetam os repasses das doações aos hospitais.
“Estamos sem nenhum doador nos últimos dias. Nossas equipes estão mobilizadas para receber os doadores e fortalecer os estoques da hemorrede, especialmente, no fim do ano com a queda de doações por conta de festas e férias. Contamos com a solidariedade e colaboração de todos”, explica como acompanhou o ClickPB.
O Hemocentro da Paraíba reforça os estoques para atender à demanda da rede hospitalar e unidades de pronto atendimento. As ações serão realizadas por meio na unidade móvel do Hemocentro em parceria com diversas secretarias municipais de saúde, faculdade, prefeituras, hemonúcleos, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.
A gestora ainda destaca que para doar sangue, os interessados devem estar de posse do documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos. Menores, entre 16 e 17 anos, devem estar acompanhados do pai ou da mãe, pesar 50 kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.
As doações de sangue e cadastro de novos doadores de medula óssea podem ser realizadas no Hemocentro Coordenador de João Pessoa, no Hemocentro Regional de Campina Grande ou nos Hemonúcleos de Patos, Guarabira, Sousa, Cajazeiras, Piancó e Itaporanga.




