A RÁDIO DA ZONA SUL !
(83) 3213-1336

João Pessoa: Atendimentos de Saúde Superam População em Fenômeno Histórico

João Pessoa enfrenta um desafio logístico notável em sua rede de saúde: o número de atendimentos e cadastros no Sistema Único de Saúde (SUS) supera consistentemente o total de seus habitantes. Com uma população estimada em cerca de 888,6 mil pessoas em 2024, a capital paraibana registrou,  mais de 1 milhão de pessoas cadastradas no SUS, um número que equivale a quase uma vez e meia a população da cidade na época.
Esse fenômeno histórico decorre de múltiplos fatores, incluindo a alta resolutividade da rede municipal, que atrai pacientes de diversas cidades da Paraíba em busca de tratamentos de média e alta complexidade, fazendo de João Pessoa um polo regional de saúde. Além disso, a migração de pacientes e possíveis irregularidades ou desatualizações nos cadastros do SUS contribuem para essa discrepância numérica.
Segundo a diretora da UPA(unidade de pronto atendimento) de cruz das armas, Dra. Roberta Barros, esse numero se da por conta do eficiente trabalho de atendimento nas unidades de pronto atendimento como toda rede hospitalar da cidade, mas alertou que a população ainda procura as UPAS com necessidades e demandas que deveriam ser tratadas nas unidades de saúde da família nos bairros o que agilizaria ainda mais os atendimentos prestados pelas UPAS.
Apesar do alto volume de atendimentos — mais de 1,6 milhão na atenção básica em um ano, por exemplo — a gestão da saúde pública é complexa e já enfrentou desafios como o baixo gasto per capita em comparação a outras capitais e a necessidade de melhorias contínuas na atenção básica. A situação ressalta a importância de um planejamento eficiente para garantir a qualidade do serviço a todos que dependem do sistema público de saúde da capital paraibana.