As Forças Armadas de Honduras denunciaram nesta sexta-feira (26) que a Marinha de El Salvador invadiu em mais de um dia suas águas no Golfo de Fonseca, área historicamente disputada entre três países que a cercam.
Assim, os militares reforçaram suas forças navais na área e estão em “alerta máximo”.
A entrada de El Salvador em águas hondurenhas teria ocorrido na quarta (24) e quinta-feira (25), segundo um comunicado das Forças Armadas de Honduras.
Na quarta-feira, “uma embarcação salvadorenha invadiu águas jurisdicionais hondurenhas, partindo às 17h20, horário local”, informou Honduras.
Enquanto isso, na quinta-feira, às 8h13, também no horário local, “o navio PM-8 da Guarda Costeira da Marinha Nacional Salvadorenha cruzou as águas jurisdicionais hondurenhas, invadindo as águas jurisdicionais nicaraguenses”.
Suposta violação de El Salvador
Segundo Honduras, após a Guarda Costeira de El Salvador entrar em águas da Nicarágua, a Marinha nicaraguense enviou uma embarcação para escoltá-la para longe.
Após isso, “a Guarda Costeira salvadorenha entrou em águas jurisdicionais hondurenhas às 10h20″.
“A Marinha de El Salvador também enviou um PM-15 da Guarda Costeira e uma unidade de resposta rápida, que também invadiu o espaço marítimo hondurenho, partindo até as 16h45 em direção a águas jurisdicionais hondurenhas não reconhecidas por El Salvador”, adicionou o comunicado de Honduras.
As Forças Armadas de Honduras declaram que fizeram apelos por rádio para que as embarcações salvadorenhas deixassem suas águas, mas, como não houve resposta, aumentaram suas forças na área com os seguintes meios:
- Guarda Costeira de Honduras e duas embarcações adicionais da Guarda Costeira
- Seis unidades de resposta rápida armadas
- Voos de reconhecimento da Força Aérea de Honduras
“As Forças Armadas de Honduras estão em alerta máximo devido a esses eventos que desafiam a soberania das Forças Armadas de Honduras”, enfatizou.
“Portanto, reiteram ao povo hondurenho que cumprirão seu dever constitucional de defender a integridade territorial, a soberania da República e o respeito irrestrito às leis nacionais e internacionais que regulam nosso espaço terrestre, aéreo e marítimo”, concluiu.
Disputa pelo Golfo de Fonseca
Honduras, El Salvador e Nicarágua compartilham fronteiras marítimas ao largo do Golfo de Fonseca, área que tem sido um ponto de disputa histórica entre os três países.
No caso de Honduras, é sua única saída para o Oceano Pacífico.
Em setembro de 1992, a CIJ (Corte Internacional de Justiça) reconheceu a soberania conjunta desses países sobre o Golfo de Fonseca e estabeleceu fronteiras. No entanto, as disputas sobre essas águas continuam na região.
Honduras e Nicarágua chegaram a um acordo bilateral sobre o assunto em 2021 (que foi ratificado pelo Congresso hondurenho em 2024), mas El Salvador expressou “rejeição total” ao acordo.