A Casa Branca está fazendo ‘campanha’ para que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receba o Prêmio Nobel da Paz.
Em um post na rede social X nesta terça-feira (12), o governo republicano afirma que “o mundo clama” para que Trump receba a premiação e enumera as autoridades que já defenderam a ideia:
- Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel
- Nikol Pashinyan, primeiro-ministro da Armênia
- Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão
- Hun Manet, primeiro-ministro do Camboja
- Brice Oligui Nguema, presidente do Gabão
- Olivier Nduhungirehe, ministro das Relações Exteriores de Ruanda
- Governo do Paquistão
Há 11 dias, durante uma coletiva de imprensa, a porta-voz do governo Trump, Karoline Leavitt, afirmou:
“O presidente pôs fim aos conflitos entre Tailândia e Camboja, Israel e Irã, Ruanda e a República Democrática do Congo, Índia e Paquistão, Sérvia e Kosovo, e Egito e Etiópia. Isso significa que o presidente Trump negociou, em média, cerca de um acordo de paz ou cessar-fogo por mês durante seus seis meses de mandato. Já passou da hora de o presidente Trump receber o Prêmio Nobel da Paz”.
O Nobel da Paz é a premiação internacional de mais alto nível concedida a uma pessoa ou organização considerada a que mais fez para “promover a irmandade entre as nações”.
O apoio de Netanyahu foi anunciado há um mês. Em uma carta que Netanyahu disse ter enviado ao Comitê do Nobel e que compartilhou depois pelas redes sociais, ele disse que Trump “demonstrou dedicação inabalável e excepcional para promover a paz, a segurança e a estabilidade em todo o mundo”.