A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu um planejamento específico para o trânsito e o transporte público nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, visando garantir segurança viária e deslocamentos mais ágeis durante o Réveillon. Sessenta agentes de mobilidade estarão a postos para orientar condutores e passageiros, com bloqueios e rotas de emergência em pontos estratégicos.
“As ruas Índio Arabutan, Adolfo Loureiro França e Desembargador José Augusto Trindade funcionarão como saídas de emergência para veículos oficiais”, explicou o órgão. Por isso, não será permitido estacionar nesses locais no trecho entre a orla e a Avenida Antônio Lira. Entre a Avenida Cairu e o final do Cabo Branco, o trânsito estará livre para circulação e estacionamento de carros particulares.
A partir das 5h do domingo (31), quem vem da Zona Sul pela Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, deve priorizar a ladeira da barreira até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho. Já motoristas de outras regiões devem acessar a orla pelos corredores Beira Rio, Rui Carneiro ou Epitácio Pessoa. Após a meia-noite, a Semob-JP direcionará o tráfego para o sentido praia/bairros, agilizando a volta para casa de quem estiver na festa.
A Semob-JP também orientou comerciantes: “A Semob-JP recomenda aos comerciantes que programem o recebimento de produtos para abastecimento dos seus estabelecimentos (…) preferencialmente no turno da manhã e, à tarde, até no máximo 16h.” O objetivo é evitar congestionamentos e garantir fluidez no entorno das celebrações.
Transporte público reforçado
O quadro operacional de ônibus terá mais viagens conforme a demanda, com linhas como 116, 507, 510, 1500, 5100, 5600 e 5605 ativas a partir das 18h do domingo. Segundo a Semob-JP, “As linhas 1500 e 5100 ampliarão os itinerários e seguirão até as imediações do Busto de Tamandaré.” Às 2h do dia 1º, 13 veículos estarão disponíveis e seguirão viagem de acordo com as orientações dos agentes de mobilidade.
Na segunda-feira (1º), a operação de transporte será similar à de domingo, quando cerca de 44 a 50 linhas costumam atender a cidade. O fluxo de passageiros será monitorado, e viagens extras poderão ser acionadas para contemplar todo o público que participar das festividades na orla.