A RÁDIO DA ZONA SUL !
(83) 3213-1336

Em SP, Cícero garante que ônibus elétricos estarão circulando em João Pessoa no 1º semestre de 2025

O prefeito Cícero Lucena garantiu, nesta sexta-feira (29), que os ônibus elétricos estarão circulando em João Pessoa até o primeiro semestre de 2025. O anúncio foi feito durante visita do gestor à Tevx Motors Group, em São Paulo. Cícero Lucena esteve na unidade a convite da direção da empresa, que é uma das fornecedoras de ônibus elétricos no Brasil.

“O projeto, feito em conjunto com o Governo do Estado, dos quatro corredores, dos cinco terminais, tem também a etapa dos ônibus elétricos e viemos conhecer a experiência da Higer, que inclusive já é aplicada em outros municípios brasileiros, onde teremos a vontade de, em fevereiro ou março do ano que vem, poder ter a chance de conhecer eles funcionando na cidade de João Pessoa, para que a população também conheça os benefícios que ele pode trazer”, ressaltou Cícero Lucena.

O prefeito também destacou os benefícios para a mobilidade urbana da cidade com a implantação do sistema de transporte rápido em João Pessoa. “Eu fico muito feliz porque sempre estamos na busca de melhorar a qualidade do transporte da nossa cidade. Após essa etapa, cumprindo todo o papel burocrático, nós poderemos adquirir os 60 ônibus que estão previstos para a cidade de João Pessoa”, disse.

O projeto – Na última segunda-feira (25), o prefeito Cícero Lucena participou do evento que marcou a assinatura de contrato, por parte do Governo da Paraíba, para a concretização da implantação do sistema de transporte rápido em João Pessoa junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A operação de crédito, no valor estimado em R$ 240 milhões pelo Governo do Estado e mais R$ 160 milhões da Prefeitura (contrato já assinado em julho passado), tem o objetivo de implantar projeto de mobilidade e revitalização urbana.

No que diz respeito à mobilidade urbana, o foco do projeto é expandir o acesso ao transporte público e melhorar a acessibilidade, impactando cerca de 550 mil viagens diárias — aproximadamente um terço do fluxo urbano da cidade. Entre as principais ações estão a construção de dois corredores BRS, totalizando 36 km de extensão, que incluirão ciclovias e melhorias na acessibilidade das calçadas. O projeto também contempla um design paisagístico e a reestruturação do sistema de ônibus no Centro Histórico.

Compartilhe:

Notícias recentes:

A Paraíba registrou um crescimento de 25,5% na abertura de pequenos negócios em 2025, como revelou um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado nesta quarta-feira (17). Conforme observado, esse crescimento, observado entre os meses de janeiro a agosto deste ano, é o quinto maior do Brasil. De acordo com o levantamento, a taxa observada na Paraíba ficou acima da média nacional, que foi de 20,4%, em comparação ao mesmo período de 2024. Nas primeiras posições do ranking nacional, aparecem os estados do Amazonas (36,5%), Piauí (29,4%), Ceará (29,1%) e Sergipe (26,5%). Além disso, no registro de pequenos novos empreendimentos, a Paraíba ficou em quarto lugar na região Nordeste, sendo verificados 44.317 novos negócios em todo o Estado. Os estados da Bahia (153.206), Pernambuco (99.236) e Ceará (99.970) lideram a estatística e, após a Paraíba, aparecem o Maranhão (43.349), Rio Grande do Norte (37.031), Alagoas (30.765), Piauí (27.159) e Sergipe (23.050). Neste mesmo período, os números revelam que a categoria do Microempreendedor Individual (MEI) foi a que cresceu (22,2%) em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto as Micro e Pequenas Empresas (MPE) tiveram avanço de 14,7% no mercado. Segundo a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae-PB, Ivani Costa, o indicador positivo reflete uma combinação de fatores. “De um lado, essa realidade é influenciada pelo dinamismo da economia estadual, que mostra sinais de movimento em áreas como serviços, comércio e construção civil, impulsionados pela interiorização do consumo e por novos polos de desenvolvimento. De outro, há um movimento muito forte de pessoas que identificaram oportunidades no mercado local e passaram a empreender como alternativa de geração de renda, autonomia e realização pessoal”, explicou a gerente. Ela destacou também que, em estados como a Paraíba, onde a cultura empreendedora tem se consolidado, o crescimento é explicado pela capacidade de resposta às mudanças do cenário econômico e na confiança dos empreendedores paraibanos em transformar ideias em negócios concretos. Considerando o cenário de Brasil, São Paulo (29,1%), Minas Gerais (10,7%) e Rio de Janeiro (8,1%) são os estados com o maior registro de abertura de pequenos negócios até o mês de agosto de 2025.