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Homens podem marcar exames e procedimentos por aplicativo em JP

O prefeito Cícero Lucena (PP) apresentou, nesta quinta-feira (7), o programa de cirurgias do Novembro Azul, para intensificar a realização de procedimentos relacionados à saúde masculina no ramo da urologia no Hospital Geral e do Câncer Doutor Stênio Holanda Filho (antigo Prontovida). A população que precisar desses cuidados já pode agendar atendimento por meio da plataforma ‘João Pessoa na Palma da Mão’, de forma ágil e em pouco tempo.

Foram montadas três salas de consultório médico para fazer todo o pré-operatório dos pacientes que precisarem desse tipo de intervenção. Os atendimentos também incluem a marcação de exames.

“Temos o objetivo de zerar a fila de cirurgia de próstata. Essa eficiência do Hospital Geral e do Câncer vai nos permitir em torno de mais de 270 procedimentos”, projetou Cícero, que pediu para a população acessar a plataforma ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que também foi criada para acabar com qualquer burocracia. “Estamos fazendo esse chamamento, inclusive contando com o apoio da imprensa, que divulgue esse serviço. Não precisa me procurar, não precisa procurar ninguém, o próprio cidadão faz isso sozinho”, conclui o prefeito.

Passo a passo

Dentro do aplicativo, clica na aba ‘Novembro Azul’, ‘marque sua cirurgia’, ou no canal chamado ‘Saúde do Homem’. Colocando as imagens e informações necessárias, os dados chegam automaticamente na Secretaria de Saúde, para a Regulação, sem interferência de ninguém.

“O Município realizava 100 cirurgias urológicas. A nossa intenção com esse programa é passar para 360 cirurgias por mês. Fazíamos mil endoscopias e colonoscopias por ano, hoje a gente faz 1.500 por mês. A gente fazia uma média de mil ultrassonografias por mês, estamos triplicando esse número”, detalhou o secretário Municipal de Saúde, Luis Ferreira.

Sobre essa força-tarefa para intensificar procedimentos de próstata e urologia, o secretário explicou que o usuário vai solicitar atendimento em poucos minutos, com tempo de resposta de no máximo sete dias. Mas ocorrem marcações até no mesmo dia da solicitação. Já para o usuário que tiver dificuldade no uso do aplicativo, ele poderá solicitar atendimento junto a uma Unidade de Saúde da Família (USF).