Logo Marca Radio Mangabeira FM

 icone facebookicone you tubetwittericone instagram

Siga nossa rede sociais:

  • Anuncie Aqui

Após 50 dias, seca dá trégua e chuva fraca atinge São Paulo nesta quinta.

site

Depois de completar 50 dias sem chuv

as significativas na última quarta-feira (2), a seca deu uma trégua e São Paulo registrou uma chuva fraca nesta quinta-feira.

 

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a manhã teve céu nublado e chuvas leves em parte das zonas Norte e Leste da capital paulista.

Os termômetros ficaram próximos dos 17°C e as taxas de umidade superam os 66%, segundo medição feita por volta do meio-dia.

A chuva, porém, deve se limitar a isso, uma vez que, durante a tarde, o paulistano deve encontrar aberturas de sol entre muitas nuvens. A máxima prevista para hoje é de 23°C e existe chance de rajadas de vento, que podem atingir os 60 km/h, segundo o CGE.

A partir da madrugada da sexta-feira (4), o paulistano deve encontrar temperaturas mais baixas e mais mais frio. O céu fica encoberto e a garoa será frequente. A mínima prevista é de 13°C e a máxima, 17°C.

No sábado (5), o tempo deverá ficar encoberto e pode ocorrer garoa. Segundo o CGE, a nebulosidade persiste, mas acontecem algumas aberturas de sol. Os termômetros variam entre 12°C ao amanhecer e 19°C no início da tarde.

Período de seca

Ontem, a capital paulista chegou ao 50º dia sem chuva significativa, com níveis de umidade relativa do ar abaixo dos 60% recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Desde o final de junho, a maioria dos dias tem valores mínimos de 40% de umidade, conforme o monitoramento do CGE da prefeitura.

O mês de julho foi o mais seco dos últimos nove anos, com menos de 1 milímetro de precipitação na maioria das regiões da cidade - enquanto em 2008 não houve nenhum registro de chuva. A média histórica para o mês é de 46,6 milímetros. A recomendação para aliviar o mal estar causado pelo ar seco, em especial para os moradores que já têm problemas respiratórios, é reforçar o consumo de água e procurar umidificar ambientes com uso de recipientes com água, toalhas molhadas ou vaporizadores.

Frio

A segunda massa de ar frio a atingir o País neste inverno também derruba as temperaturas a partir da quinta, em especial nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em São Paulo, as mínimas durante as madrugadas podem ficar abaixo dos 10º C no final de semana. Outra frente fria é prevista para a semana seguinte, entre os dias 10 e 11 de agosto.

fonte: R7